categorias: Beleza

Vamos falar de mulheres reais?

stars-brands-led-impactful-body-positivity-campaigns

As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental. Sim, esse é só um recorte do poema Receita de Mulher, do Vinicius de Moraes, que se visto apenas por essa frase soa um tanto seletivo( e talvez seja). Mas, que em outras partes cultua uma barriguinha (Acho que é meio esse o assunto do post, a seletividade na diversidade. Será?). Mas, não foi de interpretação de texto ou semântica que vim falar aqui hoje, mas vim falar de mulheres reais. Tá, mas o que você Carol, considera mulher real e o por que esse assunto agora? Bom, tá a maior moda. Sim, moda porque é o assunto do momento e todo mundo tá falando de aceitação, principalmente, em se tratando de mulheres plus size(O que é ótimo). Tem também um lance de aceite como você é com sua formas, “defeitos” e qualidades(que se aproxima do que acredito, porque acho que todo mundo tem sua beleza e ela nada tem a ver com estética. Já falei aqui ó, sobre o que eu acho que te faz linda).

lane-bryant-launched-its-body-campaign

Vou falar primeiro o que me incomoda quando o assunto vem com o tema “mulheres reais”. Para começo o que são mulheres reais??? Eu, você, minha mãe, minha vó, sua tia, todas somos mulheres reais. Umas magras e musculosas, umas magras e flácidas(tipo eu), umas gordinhas e durinhas, umas cheias de celulite(eu no caso de novo) umas lindas(se olharmos para os super ideais de beleza) e outras nem tanto. Mas, o que vejo quando o assunto ou a propaganda é sobre mulher real, são pessoas que não tem corpo de modelo(leia-se magérrimas), mas que ainda sim, são modelos (plus size ou não) ou mulheres bem bonitas. Ou tem alguma mais ou menos nas fotos acima e abaixo?

mulheres-reais-00

Não, que eu não ache ótimo uma beleza diferente da ditadura da magreza, muito pelo o contrário. O que critico é que não tem nada de realidade nisso. Primeiro porque quase sempre rola muito photoshop, não para tirar as curvas, mas as imperfeições de pele e etc...Não sou contra photoshop, acho que usado bem é ok, mas não me venha vender isso como realidade. Realidade tá muito mais perto do #cellulittesaturday do que as possíveis campanhas que empregam uma falsa beleza real. Porque embutida nelas ainda está um conceito de beleza, que seja um novo padrão, mas ainda sim um padrão do que é belo(as consideradas feias e as mulheres reais mesmo, estão fora disso). Acho que estou muita mais na vibe Lena Dunham que não tá querendo impor nenhum padrão, mas um jeito diferente de se aceitar e de estar bem com a gente mesmo.

E vocês o que pensam disso?

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

20 comentários via blog

  1. Wanessa

    É um assunto frequente né? Mas, sou a favor da beleza real, como ela é. Vamos dar um tempo e mascarar menos nossos defeitos e aceitá-los.
    bjoka http://diadebrilho.com

    1. Carol respondeu Wanessa

      Pois é, mais naturalização dos mini defeitinhos
      b

  2. Carol

    Carol, eu acho bem complicado porque a gente sofre uma pressão estética desde bem pequenas. Claro, com o tempo, muita leitura e terapia, a nossa percepção de corpo “errado” vai mudando, mas é muito difícil quando o que é vendido são as mulheres – gordas ou magras – photoshopadas em todos os lugares. É difícil.

    1. Carol respondeu Carol

      Concordo Carol é super difícil passar ilesa pela pressão
      bjs

  3. simone

    Hoje eu posso dizer que me aceito como sou, mas mudo o que não gosto. Não tenho vergonha de expôr minhas estrias na praia não, são minhas. Mas se eu encontrar um creminho para tirar elas eu compro. Pra mim se aceitar é se amar e não se conformar. Eu me amo, e gosto de um corpo mais durinho, hoje em dia não pelos padrões, mas porque prezo minha saúde e me deixa bem comigo mesma.
    Eu me amo e vou mudar por mim, não pelos outros. Ou seja, quer ser cacheada ou alisada? Quer ser plus ? SEJA, mas seja por você e não por mais um padrão imposto por ai.

    1. Carol respondeu simone

      Si
      Acho que é por aí, a gente se aceita e muda o que não gosta quando a gente quer e nos incomoda
      bjs

  4. Carol Peclat

    Carol, penso muito nisso, principalmente depois que entrei no mundo dos blogs (que ainda existe que blogueira tem que ser magra) definitivamente não. Eu mesmo já perdi muitas parcerias com lojas de roupas por vestir 44, eles queriam alguém que fosse no máximo manequim 40 🙁 me senti tão triste sabe, mas hoje em dia eu já desencanei em relação a isso, quer dizer +ou-, mas confesso que ainda não consigo fazer fotos de look do dia (coisa que eu gostaria muito de colocar no meu blog), e tbm sou de acordo que photoshop bem usado, é ótimo, adoro dá uma iluminada na pele,, a vezes no olhar, realçar o blush que não foto não saiu direito, essas coisas mais simples, sabe! 😉
    Amei o post 😉

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    1. Carol respondeu Carol Peclat

      Carol.
      Primeiro vc é linda e acharia incrivel ver seus looks.
      Te entendo, mas que eu gostaria gostaria.
      bjs

  5. priscilla barreto

    Acho maravilhoso que este assunto esteja em pauta! Estava mais do que na hora de aumentar a nossa auto estima, mas ainda sim tem muuuuuito o que fazer e um caminho grande a percorrer.
    Não é errado photoshopar, se tratar para melhorar um defeitinho aqui ou acolá o que não pode é entrar na neura e querer copiar o povo da moda.

    Confiança migas! Auto Estima e poder é o que fazem de nós mulheres lindas e reais

    Parabéns pelo post e por tocar no assunto Carol!

    1. Carol respondeu priscilla barreto

      Obrigada, tava conversando com uma amiga e chegamos a conclusão que naturalizar esses defeitos é o melhor caminho. Afinal, quem não os tem?
      bjs

  6. Susana Monteiro

    Uma coisa que eu fico pensando é que as mulheres que são lindas segundo o padrão também são reais, né? Acho que esse termo tá meio errado. rs

    1. Carol respondeu Susana Monteiro

      Susana
      Você tem todaaaaaaaaaa razão.
      bjs

  7. Julie

    Eu acho que o importante mesmo é você se sentir bem com o seu corpo! A opinião dos outros não é relevante (pelo menos não para mim) e acho que, se eu estou me sentindo bem com o corpo que tenho, todos poderão falar mal, mas não irá me afetar 😉

    1. Carol respondeu Julie

      Parabéns Julie é bem por aí..
      bjs

  8. Livia

    ja ta msm mais do que na hr de vermos mais mulheres DE VERDADE em filmes, series e campanhas, eu super apoio esse movimento

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

    1. Carol respondeu Livia

      Pois é, mais naturais.
      bjs

  9. Carolina Nascimento

    É muito difícil ver mulheres sem nenhum Photoshop nessas campanhas de beleza real, o que acaba deixando a desejar né.
    Acho super importante esse assunto. Se amar é a coisa mais difícil que nós podemos fazer, pelo menos pra mim. Quando eu tinha 84kgs eu era gorda demais, quando fiquei com 43kgs era magra demais, agora com 53 já estão falando que eu estou ficando gordinha, então, nunca vai estar bom para os outros né! Agora estou aprendendo a gostar mais de mim mas ainda é bem complicado.
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    1. Carol respondeu Carolina Nascimento

      Carol
      Muito dificil achar, o que denota que de real não tem nada.
      E sempre os outros vão destacar um problema.
      O legal é a gente se sentir e nem ligar.
      bjs

  10. Rebeca

    Oii Carol, que post lindo de se ler. Precisamos mesmo discutir mais sobre isso. Ainda bem que esse tema ta na moda, assim conseguimos ficar cada vez mais conscientes que TA ERRADO querer ser igual a modelo da revista. Eu venerava o desfile da victoria Secrets.. eu amava, achava a coisa mais maravilhosa do mundo. Ate que comecei a me sentir feia quando eu assistia.. e eu tive que parar. Primeiro eu tive que aprender a me aceitar e me achar bonita para depois conseguir entender, de uma vez por todas, que a beleza depende de cada um. Parabens pelo seu post. Muito importante falarmos sobre isso. Beijo

  11. Gábi

    Oi!

    Essa beleza real tem que vir das passarelas, revistas…
    Tem que ter a modelo alta e magra, a modelo alta e gorda, a modelo baixa e magra, a modelo baixa e gorda….O que a gente vê nas ruas….a nossa realidade!

    beijos!