Bahhhhhhhh, hoje já é dia 15 e eu bem comecei minhas compras de Natal. Isso poderia significar surtos(e tá rolando internamente), mas tô tentando manter a calma e vamos lá…Esse blog (que um dia foi de moda) tá virando uma espécie de “vem cá amiga que eu te ajudo”(tinha pavor que um dia acontecesse isso, com aqueles posts cheio de dicas óbvias). E esse tipo de post é bem manual de autoajuda, falando do óbvio e etc…Mas, juro para vocês que alguma organização tem me ajudado a sobreviver com o mínimo de dignidade. E já que nem comecei a maratona de compras de dezembro, vão minhas dicas(que vou botar em prática) de como gastar menos nas compras de Natal.1-Parece óbvio determinar um budget é tudo nessa vida. Mas, apesar da obviedade, nunca tinha feito isso até o ano passado. E não é que deu certo. Para determinar esse orçamento, fiz minhas contas de quanto poderia gastar(sem ficar paupérrima em janeiro). Não importa o que acontecesse eu me mantive nele. Para isso, eu pesquisei preços na internet e procurei fazer as compras à vista para ter maior controle. Porque se gastamos demais, chega janeiro a gente vai chorar no cantinho...
2-Escreva todas as pessoas a quem você pretende presentear(escrever faz diferença para visualizar quem tá na lista e evitar esquecimentos e sair que nem louca para comprar um presente que faltou. A gente sempre gasta mais se esquece de algo). Depois de escrever, vá separando as pessoas por categorias(fazendo listas dentro das listas), amigos, família, as pessoas que você pretende dar apenas uma lembrancinha. E aí, determine quanto você pretende gastar com cada pessoa, assim a hora que for atrás de presentes você não fica tão perdida.
3-Parece bobagem, mas quando você vai as compras com um grupo de pessoas seu foco vai para o espaço. Eu pelo menos não consigo focar nas “minhas” listas e saio com a sensação de frustrada por não conseguir cumprir as metas. O ideal é ir sozinho, mas se escolher ir com alguém, vá com uma pessoa que te auxilie na sua lista e não tenha a sua própria lista para fechar. Foco é tudo na hora de economizar.
4- Nessa eu já me lasquei(ainda não entrei de férias e só vou fazer isso semana que vem, ou seja em cima da hora), mas ainda dá para correr atrás do prejuízo, seguindo as regras aí de cima.
Eu nunca fui uma pessoa centrada em orçamentos, mas depois que incorporei isso na minha vida, consegui saber exatamente onde o dinheiro estava sendo gasto. Porque como diz minha cunhada: se você não determinar onde o dinheiro será gasto, ele se gasta sozinho.
E qual a sua dica para não gastar muito no Natal?
A minha dica para não gastar muito no Natal é dar uma lembrança bacana e simbólica. Queria dar um super presente para todos, mas infelizmente é inviável e se optar por isso não vou chorar somente em janeiro, mas pelos próximos 10 a 12 meses, em “suaves” parcelas do cartão de crédito…rs…Adorei as dicas e determinar o orçamento é muito importante!! Beijos
Fê
Também tô tentando não parcelar nada rs
bjs
Amei as dicas!
Eu ainda nem comprei nadica pro Natal e já estou tendo surtos! kkkkk…
Beijo
To tendo mini surtos affe
bjs
Carol, acredita q eu tava fazendo minha lista de quem vai ganhar presente enquanto esperava o blog carregar? hehehehe
Assim é bem mais fácil msm!
bjs
http://www.digoporai.com
Uau que coincidência
bjs
Eu to na face da lista rs to tentando não enlouquecer na hora das compras, amei as dicas Bjus *-*
Eu tbém hahah
bjs
CLARO que não fiz nada disso ainda e falta menos de 10 dias pro natal ahaha.
Vou ter que correr.
Duas hahha
bjs