categorias: Moda

Por uma rede de informação mais ética

Pessoas
Queria falar sobre mil assuntos hoje, mas tem um que tá engasgado, um tempinho…
E, porque não compartilhar com vocês.
Tem a ver com moda, tem também.
Mas, tem a ver principalmente com informação e a qualidade dela, e o uso que as pessoas fazem dela.
E,  talvez mais ENFÁTICAMENTE a Ética na informação, seja ela no convívio, no trabalho, no veículo de informação (blog, twitter, jornal, revista, e etc..)
Esses dias sofri este desvio de informação, mas me valeu pra pensar..Como uma coisa dessa pode acontecer com alguém como eu, que sempre defendo as coisas certas, como pude ser “atingida” por distorções de informações.
Ai, a primeira palavra que me veio a cabeça foi Ética, ultimamente palavra bem esquecida no vocabulário de muitos.
Outro dia estava no Twitter (segue lá) e a Thereza Chamas, do Fashionismo minha1a paixão bloguística – e uma das blogueiras mais éticas de toda a blogsfera reunida- comentava sobre um termo que inventou de brincadeira no seu blog, e as pessoas se apropriaram de uma maneira indevida sem citar as fontes. Olha lá.



Qual é o problema das pessoas de dar a informação completa? Citar as fontes, as inspirações?
É claro, que nem tudo que a gente absorve de informação principalmente na Net dá para a gente saber a fonte. (As vezes a gente não tem informação completa, esquece enfim, tudo isso é normal, o que não é normal, é distorcer e se apropriar das coisas)
Apesar de achar válido obrigação procurar, mas até isso dá pra informar o leitor..e esclarecer..enfim..
Assim, você como veículo que informa não se compromete com:
1- Direitos de propriedade.
2- Falta de credibilidade
3- Informações erradas
4- Informações repetidas, sem seu olhar ou filtro (ou seja o mais do mesmo, o que acaba não te caracterizando como um veiculo de informação, mesmo que você seja um blog, e sim cópia de outras blogs…)
Na verdade, não existe uma regra que regulamente tudo isso, feliz ou infelizmente não sei,  mas acredito que as pessoas precisam de mais ÉTICA, que embora seja um conceito subjetivo como Aristóteles, nos postulou, sempre vale ser lembrada, seja nos blogs, seja na moda seja na VIDA.


Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

22 comentários via blog

  1. gosteieagora.com

    Hehe eu também sofri consequências do post sobre as Mechas Texanas da Thereza do Fashionismo. E ela nem tem culpa, coitada!

    Eu fiz um post falando que mechas californianas (ou ombré highlights) estavam voltando e coloquei como exemplo fotos da Drew, da Lauren, da Alexa, enfim, várias… dizendo que cada uma tinha optado por uma intensidade e altura de clareamento diferente… obtendo resultados diferentes, alguns mais marcados e outros mais sutis e bem feitos.

    Uma leitora entrou no meu blog e comentou que eu estava errada ao chamar aquilo de mecha californiana, que na verdade se chamava Texana e ela tinha visto aqui.

    Eu logo percebi que se tratava de uma brincadeira da Thereza essa história de Texana e expliquei nos comentários do post.

    Se quiser dar uma olhada, foi aqui: http://gosteieagora.com/2010/08/29/as-californianas-estao-com-tudo/

    Beijos,

    Joyce

  2. gosteieagora.com

    Eu acho que tudo que é confeccionado por outras blogueiras e postado em seus respectivos sites merece seus devidos créditos ao ser copiado. Afinal, a blogueira teve todo trabalho de produzir o conteúdo, fotografar, editar, etc…

    Mas já quanto a fotos de divulgação de produtos, produzidas pelas marcas para divulgação por aí, obviamente, eu já discordo que tenha que se citar fonte, pois a fonte já está implícita, é a própria marca. Aliás, acho errado pessoa que coloca marca da água de blog em fotos de divulgação de marcas, pois o conteúdo nem foi produzido por ela e nem é de posse dela e é feito exatamente para ser divulgado.

  3. Carol Daixum

    Concordo total!! =)

    Acho que não custa nada citar fontes e tal. Por enquanto, nunca tive problemas com isso. E espero nuncar ter.

    Beijinhos**

  4. Bonequinha de Luxo

    Carol, eu sei que é sério, mas estou me acabando de rir aqui hauhauahua, amiga que coisa, eu sempre coloco as fontes, não me custa nada, até qdo mudo, pois gosto de escrever como entendo, eu faço muita brincadeira comigo mesma, no meu jeito de falar, outro dia também vi minhas palavras sendo escritas rsrssrs, tem termos que são comuns mas tem uns que são da gente né?Se eu fizer isso, pode puxar minha orelha viu, sou songa monga,

  5. Kammy

    Concordo…
    e outra… eh tao chato a gente ver o memso post em sites diferentes, claro que se a pessoa mostrar de um angulo diferente fica bacana, mas copias sao boring..rs
    mil beijinhos
    kammy!

  6. Taty Battistela

    Olá.
    Concordo com o que você citou. Não custa nada citar a origem. Já tive problemas com isso. A "blogueira" copiou todo o meu texto na íntegra e até as imagens… Bem chato isso!

    Adorei o blog, me identifiquei com os assuntos!
    Se quiser, conheça o meu tb.

    Beijos.

  7. Carol- Alfinetes

    Marina
    Valeu a correção, tem coisas que como disse: por maior cuidado que a gente tenha passa…
    Ainda, mais, quando a gente escreve,muitos textos, com linguagem informal (sempre bate a dúvida, qual melhor linguagem, melhor palavra e etc..)
    A gente lê, re-lê e sempre sobra, alguma coisa. Depois de postado, toda vez eu corrijo, o texto..Normal errar, né?

  8. Carol :: Make a Wish

    Oi Carol, olha super concordo com você em postar a origem ou colocar marca d'agua se no caso a foto for sua. Não vejo necessidade se é divulgação de produtos e você já está fazendo um post sobre o tal.
    Já vi conteúdos do meu antigo blog sendo copiados e é terrível, porque você se dedica em fazer uma boa montagem pra postar e uma outra blogueira copia e posta em seu blog como se fosse ela quem se deu ao trabalho em fazer. Acho errado ganhar mérito

  9. glossyjungle

    Eu acredito, quanto ao assunto, que não cabe somente

  10. antoniajmc

    Oi Carol,
    Concordo total!
    E os blogs que só copiam outros sem nem citar fontes ou então só publicam releases sem falar que é release da marca, como se fosse um post da blogueira…
    precisamos de conteúdo nos blogs neh, coisas novas!
    Beijoss
    Antonia
    http://makesporciaobella.blogspot.com

  11. Jo (f)utilidades

    Carol,
    Eu ja tive mais de 3 posts 100% clonados, daqueles que levam até sua montagem.
    Eu ja fui acusada (super INJUSTAMENTE) no twitter de me apropriar de fotos de 3

  12. Lyanna Vanessa

    Carol, puxa vida, excelente seu post. Coeso e contundente.
    Sou advogada e amo o Direito (e a moda, hahaha). A ética e a moral, inspiram a essência de cada norma, de cada lei pra simplificar. O legislador "protege" as relações humanas em conflito, seja em qualquer esfera: comercial, consumidor, penal, civil, família, eletrônico. A lei está lá, pq as pessoas interagem e muitas vezes desrespeitam regras em prol do que almejam.
    Sempre digo que a internet e os blogs, não estão no mundo da Matrix. Não se trata de um universo paralelo, no qual não se respeitam as regras de direito e de ética.
    Tudo nessa vida seria muito mais simples se as pessoas praticassem a ética no seu dia a dia.
    E eu teria menos trabalho, hahahahaha
    Tenho uma longa história pra te contar sobre cópias descaradas que um blogueira chifrim da minha cidade fazia de um grande site de moda. Denunciei na época. Pena que o site não processou o blogueiro, serviria de lição.

  13. Amandinha

    Acho totalmente um abuso quem não divulga a fonte, é simplesmente usar a criatividade do outro como se fosse dela….

  14. Hum, sobre as imagens acho que caio neste erro, as vezes. Porque vivo pegando imagens via google. Em muitos casos, não dá pra saber quem é o autor da foto. Quando posso eu coloco um link.
    Fotos de Red Carpet teem dono? elas estão ao mesmo tempo em todos os sites do mundo. Uma cadeia de ctrl c, ctrl v e recorrentemente preciso delas. E tenho certeza que os locais de onde eu pego tambem não são os autores, então nem cito.
    Quanto aos textos não faço isso. Meu blog é bem autoral, só cabe a minha vidinha besta.
    E acho que não me copiariam em nada,será?

  15. Nossa, ficou parecendo que eu sou uma catadeira de fotos alheia.
    Mas fiquem a vontade para me visitar e apontar lá os meus erros.

  16. Cris

    Carol, que post ótimo; eu adorei! Não só pela questão das imagens, mas também do conteúdo, da 'propriedade intelectual'. Bem escrito, bem colocado. Parabéns!

  17. regatabranca

    Concordo totalmente contigo.
    Se antes de ter o blog, já achava errado isso, agora, que to por tras e sei quanto demora para criar, pesquisar e escrever um post, acho a MAIOR sacanagem do mundo.
    Nao custa citar. Ctrl C+Ctrl V é tão fácil…

    BJsss

  18. Carla

    Eu li ontem e tava louca pra comentar, Carol, mas não deu tempo! E acabou que a Joana já contou as historinhas que aconteceram com a gente nesses 9 meses de blog.
    Eu não costumo encrencar se pegam imagens nossas. Tudo bem que exige trabalho, fazer uma montagem toda bonitinha, mas assim como pode ter gente que vai usar pra botar no próprio blog sem dar os créditos, também terão leitoras que vão querer guardar como referência, e não tenho a mínimo vontade de privá-las disso! Até porque a gente sabe, né…se não der pra copiar da maneira convencional, sempre tem o print screen para dar uma ajudada! Então foge do controle.
    Mas texto? Desculpa, viro bicho mesmo! O que eu escrevo reflete o MEU jeito de ser, o MEU jeito de falar e de me comunicar com quem lê. Não aceito mesmo. Pentelho, encho o saco e não descanso até ver o post fora do ar. Sendo bem dramática (tenho um quêzinho de drama queen!he), sinto como se quisessem roubar minha personalidade.
    Num desses casos de "roubo", o site era grande, a menina era uma autora nova. No seu segundo post a gente se deparou com um post, que no caso eu tinha feito, com as imagens e o texto idêntico. Ou melhor, idêntico, não, porque ela se deu o trabalho de mudar todos os tempos verbais e botar tudo no singular. Sério. Se a pessoa se dá ao trabalho de fazer isso, não pode pensar mais um pouco e elaborar o próprio texto?
    Graças a Deus o dono do site foi um fofo e imediatamente tirou o post do ar e pediu mil desculpas, que ele não tem controle sobre os autores, mas não admite esse tipo de comportamento.
    Mas sabe como é? Pessoas que fazem isso acabam se auto prejudicando. E o barraco que pode gerar é o mínimo das consequências. Se uma pessoa, por hobby (partindo do princípio que a gente começa um blog por hobby! hehe), tem preguiça de pensar e se dedicar, o que será da vida profissional?
    Nossa, escrevi muito! hahahah
    Bjs!
    Carla

  19. Colecionadoras de Moda

    Carol cada coisa que aparece né..
    As pessoas não estão mais nem ai pra dar creditos, direitos ou ao menos uma explicação de pegar, roubar, e ainda chamar de "meu" rs.
    Mas faz parte.. nos blogs, na vida.. em tudo. o jeito é se acostumar ou morrer brigando rs
    kisses
    Gih

  20. Manu Demonti...

    Passa lá no blog!Sorteio fofo da Joy Paper! http://www.manumanuelices.com
    Beijosss amore

  21. Thereza

    Carol, super concordo contigo!

    E tem outra, a pessoa pega a montagem toda bem feitinha de blog x e coloca até o crédito "fonte: blog x", mas é incapaz de linkar ali o tal blog.

    E é até fácil citar a fonte, mas antes disso é fundamental perguntar pro dono da montagem trabalhosa.

    Quanto

  22. lancelloti

    Ai, isso dá pano pra manga, né?

    What can I say… eu concordo com tudo…
    Só o negócio de post repetido que,