categorias: Moda

Inversão de valores??

POST DESABAFO: LEIA SE QUISER PENSAR.

Começo o post com uma pergunta: Será que estamos vivendo uma total inversão de valores???

Às vezes, me pergunto o que estou fazendo por aqui nesta blogsfera de moda, se pertenço a ela, e mais se quero pertencer.

Tenho medo  dos pensamentos I wanna be ou eu preciso ter, que vejo por aí.

Acho MUITO inteligente das lojas  e das marcas lançarem ações coletivas, afinal somos capitalistas e estamos aí para vender e comprar.

O que me intriga é que MUITA gente consome sem pensar…isso é preocupante.  Sorry, amo Stella, mas achei exagero e histeria as pessoas correndo, literalmente, para as lojas para adquirir suas peças. Parabéns a C&A pela jogada de MKT e nós merecemos: PARE e pense se é realmente necessário?

A Stella é só um exemplo, para diversos comportamentos…como por exemplo a overdose de clogs, ou de outras peças impensáveis que são lançadas estrategicamente e a gente compra.

O resultado???Depois ninguém mais pode ver CLOG nessa vida. Ou ainda, um exército de pessoas usando animal print (eu adoro) como se fosse uniforme. O que será isso? Desejo de estar in??? De fato não sei. (Por favor pense macro, Stella e clogs são só exemplos que me vieram a mente agora)

Quando comecei a escrever o Alfinetes de Morango, não tinha o objetivo de viver de blog, ou ganhar dinheiro. (Tenho outra profissão como vocês devem saber). Era apenas um jeito de juntar duas coisas que adoro moda e escrever. Hoje é claro que as empresas me procuram para anúncios e etc….mas querem saber a maior??? Nunca ganhei $$ com isso, pode ser burrice, pode…Sempre troquei espaço por coisas que me interessam , principalmente CONHECIMENTO. Porque tenho muito que aprender, ainda.

Mas, enquanto ainda posso, acho um alivio este fato. Falo com alívio. Não tenho vocação para ITGIRL, e muito menos pretendo tornar esse blog um ITBLOG.

Tenho ainda uma visão  ROMÂNTICA que o tudo que acontece é conseqüência de um trabalho bem feito. Isso, eu nunca deixei de focar…

 

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

64 comentários via blog

  1. Flavia Ferreira

    Parabéns Carol! Compartilho desse mesmo pensamento!!!

    1. Carol Alfinetes respondeu Flavia Ferreira

      E bom saber que não estou sozinha. Bj

  2. Walter Leite

    Não acredito no que acabei de ler. Alfinetes de Morango tem que continuar, a geração de riquezas do Blog é infinita, cada Alfinetada nasce um Morango e, as Melhores Coisas da VIDA não são COISAS porque existem PESSOAS dentre as quais você Carolina, que na VIDA Pessoal e Profissional, sabe conduzir o Alfinetes de Morango.
    Sou seu fã.
    Abs

    1. Carol Alfinetes respondeu Walter Leite

      Emocionei com seu comentario…Muito feliz..Bjos

  3. Fernanda Cavalcanti Pereira

    Carol sua linda 🙂
    Tava esperando alguém escrever exatamente isso hoje…juro que também não entendi essa coisa toda em cima da C&A…enfim…
    É bom ter blogs assim pra ler…parabéns!
    beijos,
    Fê Cavalcanti (@fecavalcantii)

    1. Carol Alfinetes respondeu Fernanda Cavalcanti Pereira

      Obrigada, Fe as vezes a gente tem que analisar nossos atos, mesmo.

  4. Fernanda

    Oi Carol, acho que nunca comentei aqui e até em outros blogs, olho por curiosidade, mas minha curiosidade tem aumentado e o seu blog com certeza é o que me faz voltar sempre, concordo com o que você falou… hoje de manhã no tuíter não tava acreditando que as meninas tavam se matando pra uma coleção da Stella, mesmo se eu fosse muito fã de moda não acho que merece toda essa importância e euforia, queria ver essa correira pra ajudar quem realmente precisa… bjs

    Ah e eu acho clog e aquele sapato de homem que todo mundo tá usando(esqueci o nome)horríveis!!! rs

    1. Carol Alfinetes respondeu Fernanda

      Obrigada por seu comentario e por voce voltar aqui sempre, isso me alimenta.
      Bj

  5. Elô

    a banalização do consumo é algo preocupante mesmo e infelizmente consumir é viciante. Acredito que essa grande demanda de pessoas facinadas por tenha muito a ver com a nossa geração atual.O fato de muitos não se encontrarem com a felicidade verdadeira, os leva a crer que compram pode preencher um espaço que falta, sabe?
    Pode ser que eu esteja errada, mas essa é a minha visão sobre isso…

    1. Carol Alfinetes respondeu Elô

      Voce tem razao, a gente precisa aprender um consumo consciente.

  6. Daniel

    PÁ! Um tapa na cara da sociedade!

    1. Carol Alfinetes respondeu Daniel

      A pessoa é mto divertida. srrssr

  7. Lari

    Oi Carol, gostei, uma visão diferente do que vejo em blogs de moda por ai, na verdade não que eu leia muitos, não leio hihi, mas acabei que vim parar no seu e ando lendo, os blogs que costumo ler são pelas pessoas, mais do que pelos assuntos, mas alguns assuntos me interessam.
    Isso que você falou é extremamente visível na nossa sociedade, a inversão de valores existe, e existe na moda também, como na arte, mas isso só depende do coração das pessoas, o ruim só se torna ruim, se a motivação por trás é ruim, suas ações dependem da sua motivação, e se a sua motivação é a paixão pelo que você gosta e faz então eu fico muito feliz de ler seu blog! 😀
    Beijoss, continue postando sempre.

    http://curalternativa.x4ids.com.br
    @Aahtri

    1. Carol Alfinetes respondeu Lari

      Achei muito interessante sua definição e classificação do Alfinetes de Morango, uma blog de assuntos. E isso me deixa super feliz porque voce chegou aqui pelo conteudo, que pra mim e o que realmente importa.

  8. Pri Vieira

    Parabéns, pela iniciativa em ter esse blog… Me curvei diante da sua postagem, tirei meu chapéu agora rsss menina pra vc… Que delicia ler esse texto; adorei o “desabafo” e digo mais por ter adorado acho que esse blog deveria ter surgido a muito tempo…. visitei e já virei fãnzona.
    SUCESSO BJOCAS

    1. Carol Alfinetes respondeu Pri Vieira

      Que bom Pri,que voce gostou, na verdade esse blog já existe faz um tempinho.
      bj

  9. Lari

    Concordo com você Elô, pois onde muitos tem vícios de comprar, outros tem vícios de cigarro, de bebida, de jogos, de etc, e vícios são fugas para que não nos foquemos no nosso interior, se focarmos la podemos descobrir o que falta para preencher, porque infelizmente mesmo que esses vícios sejam mais fáceis e dêem um prazer, eles não vão preencher o vazio.
    O que falta muito para geração é uma referência, pois com tantas tribos e tantos conceitos o que você vai ser? Qualquer coisa menos você mesmo.

  10. Driele Santos

    Oi Carol, me emocionei com esse seu post, pois me tocou bem lá no fundo, as vezes precisamos mesmo de um tapa na cara pra poder acordar, e perceber q as melhores coisas realmente não são as coisas, quero te parabenizar pelo seu blog, pois foi através do seu blog entre outros que leio diáriamente q me ispiraram e me deram força pra construir meu próprio blog.

    bejinhos
    Dri
    nosalto-alto.blogspot.com

    1. Carol Alfinetes respondeu Driele Santos

      Agora fiquei SUPER lisonjeada…temos q ter iniciativas acima de tudo.

  11. Monize

    Carol, te admiro pela forma como vc pensa!
    Parabéns por ser uma pessoa com princípios acima de tudo!
    Beeijo

    1. Carol Alfinetes respondeu Monize

      Obrigada, todos nós temos os nossos precisamos resgata-los.

  12. Helena

    Carol, desde que voltei para o Brasil, que noto tudo isso que vc escreveu. Não que já não exisitisse antes, ou que não exista em outros lugares. Mas aqui é gritante, esse TER que usar uma coisa pq estão falando que vc DEVE usar se não vc é pobre, feio, brega, atrasado…
    Daí uma coisa que as vezes é mto legal, vira uma bosta, pois todo mundo usa até de pano de chão! Ou uma coisa que é uma M***, vira o máximo e na verdade é uma marmota sem tamanho!
    Muito pertinente seu post, já dei RT e acho que o Brasil inteiro deveria ler!
    Bjos

    1. Carol Alfinetes respondeu Helena

      E a saturação do consumo, que as pessoas consomem até enjoar…Ai dps que enjoa precisa de outro objeto de desejo.

  13. Mels

    Carol amei o seu texto e a riqueza com a qual vc expressou o seu pensamento. Concordo muito com o que vc disse…hoje somos movidos por jogadas de marketing e por esse consumismo doentio que vem tragando a sociedade. Apoio muito tudo que vc disse e digo mais, isso é mais uma prova de que nem todas as blogueiras de moda tem cabeça de vento e são 100% futilidade. E isso faz de vc itgirl sim, com certeza!!!
    beijo linda

    http://melnomundodamoda.wordpress.com
    @melmundodamoda

    1. Carol Alfinetes respondeu Mels

      Querida…… na verdade eu não tenho pretensão de nada, só a de fazer os meus atos mais coerentes..o resto é conseqüência.

  14. Lyanna

    Compartilho do mesmíssimo pensamento que o seu: c&a + Stella + histeria + mkt = alienação. Acho uma pena que o nome de Stella esteja envolvido nessa equação, pois acho que ela é o contrário disso tudo.

    Acho interessante que, mais cedo ou mais tarde, aparecerá alguém comentando, ou, pensando sem se expressar, que somos revoluciários-comunistas-de-esquerda-anti-consumo. Não se trata disso, é apenas uma visão crítica da alienação consumista provocada por ações de mkt e globalização, levando vc a consumir o que não precisa, apenas para estar inserido num modismo absurdamente passageiro, que em nada lembra o “ter estilo”.

    Penso que os executivos ficam em suas salas escolhendo uma peça horrorosa e bolando umas jogadas incríveis, pra fazer com que achemos a feiura bem linda e vender feito água no deserto = clogs.

    Carol, baby, o seu blog tem estilo e conteúdo. Vc não é itgirl vc é itwoman, que trabalha, produz, faz pausas pra feminices, isso é que é lindo: SER

    1. Carol Alfinetes respondeu Lyanna

      O pior pra mim é alienação…gosto de me questionar o tempo todo…porque se não a gente vai com a maré.
      Adorei suas palavras finais, me fizeram sorrir, isso é precioso.

  15. Narda

    Bom, eu não sei se o seu post desabafo foi dirigido para alguém, mas de uma forma geral concordo com você em algumas partes.
    Acho que essa vontade de estar “in” é a própria moda que nos dita, lançando tendências.
    Infelizmente, no Brasil, por exemplo, acho que as pessoas não tem um estilo específico como os italianos e os franceses, por exemplo, que você vê na rua e já imagina de onde essas pessoas são.
    São poucas as pessoas que tem um estilo próprio, que não seguem as tendências e vestem o que bem entendem.
    A outra parte, muito mais da metade, seguem o que é ditado pela moda… até porque “ela” nos faz sentir parte do meio ou não, quando usamos algo que nos é dito como “certo”.
    Acho que a Stella McCartney, por exemplo, rolou um burburinho muito maior do que o previsto justamente por isso… com certeza deve ter ido gente comprar a roupa, sem SEQUER conhecer a estilista. Mas foi só porque a amiga disse que ela é influente no meio, que suas roupas geralmente são carérrimas ou, como a própria C&A diz na propaganda, porque a estilista é badalada!
    Enfim, infelizmente acho que isso nunca vai mudar… muita gente diz que as “tendências” vão deixar de existir, mas eu duvido muito.
    Eu, particularmente, sinto que as pessoas têm essa necessidade de serem norteadas a consumir uma mesma coisa.
    Bjs!

    1. Carol Alfinetes respondeu Narda

      Na verdade não foi dirigido a ninguem especifico. Só detectei um comportamento que estava ME incomodando o desabafo foi nesse sentido.
      Bj

  16. ana paula

    Fiquei aliviada com seu texto, confesso que frequento vários blogs de moda,sempre aprendo algo novo na forma de me vestir e usar as roupas..porém fico me questionando se tenho andado muito fútil…já que o que eu vejo na maioria deles é um frenesi em torno de algo tão descartável enfim… Viva a inspiração e não ao consumismo inconsciente!!!!

    1. Carol Alfinetes respondeu ana paula

      Pois é, não é nada mais do que isso, consumo consciente…Bj

  17. Cristina Queiroz

    Parabéns gostei muito do seu blog,bem legal.
    Aproveite e dé uma visita no meu:
    http://www.meuestilogugafernandes.com.br

    1. Carol Alfinetes respondeu Cristina Queiroz

      Obrigada, Cris em breve visitarei.

  18. Marília Montemor

    Ca, ja tinha falado no twitter, mas tive que deixar meu registro aqui de que assino embaixo! Beijos!
    http://closetmp.com

    1. Carol Alfinetes respondeu Marília Montemor

      Querida, tamo junto.
      Bj

  19. Pareço Muderna

    Carol, falei hoje sobre a coleção da Stella pra CeA no twitter. Roupas clássicas, muito minimalismo, preços juntos pela qualidade sim, porém, injustos para o pública alvo das fast fashions. O que eu realmente acho, é que as fast fashions perderam o rumo de sua função, o que em breve fará com que seus consumidores deixem de comprar.

    Eu, como blogueira e estudando de jornalismo, viso a Moda como ARTE. Tento sempre mostrar que a Moda não é status, você não precisa comprar a roupa da marca tal por ser tendência e por isso busco sempre por opções de incentivo à customizações ou lojas que vendam inspirações. Na minha opinião, CRIATIVIDADE é o ponto forte que a Moda deve mostrar, senão viramos todos escravos do que nós mesmos escrevemos sobre as tendências, produtos e desfiles.

    Adaptar uma tendência ao seu estilo é moda, copiar o look de alguém é falta de criatividade. O melhor é que sejamos “pretinhos básicos” na nossa vida, tendo consciência do que é MODA.

    Beijos amada!

    1. Carol Alfinetes respondeu Pareço Muderna

      Quando vejo essa repetição toda me lembro de um filme super antigo que chama METROPOLIS.. Ele fala um pouco das pessoas que são simplesmente levadas e se perdem no meio disso.
      A moda é um reflexo se ela só repete, perde a essencia…

  20. Alessandro

    Carol, lindo post! Falou tudo o que muita gente pensa. Temos, antes que tudo, preservar nossa naturalidade e identidade ao escrevermos o que pensamos, e nunca, mas nunca mesmo se vender! Beijos e continua assim bem chique e rica!

    1. Carol Alfinetes respondeu Alessandro

      Querido demais..

  21. fernanda maretto

    Conheci seu blog, atravez do blog just lia, no qual deixei um comentário.
    pertinente seu post sobre esse sentimento que se vê por aí.
    consumismo desenfreado e tratamento hostil, humilhante a quem não segue a risca essa ditadura do ter a qualquer preço.
    Digo isso, tanto no just quanto aqui, pois li um post noutro blog de uma famosa blogueira que trata com muito desdem, diga-se estupidez uma participante do programa esquadrão da moda.
    Como pode o ser humano esquecer do sentimento mais sublime o qual se chama amor, para com o semelhante?
    Complacencia please!!! Nas não, vivem num mundo em que o bonito é humilhar e porque não dizer ou parecer a super, a mega, a poderosa, a que pode tudo, que compra tudo.
    Um rosto bonito, com uma alma vazia.
    Que Deus te abençoe te cumele de bençãos espero passar sempre por aqui, e encontrar posts, maravilhosos, que acrescentem as nossas vidas.
    beijo

    1. Carol Alfinetes respondeu fernanda maretto

      Tem cada uma que a gente não imagina
      Bj
      http://www.alfinetesdemorango.com/

  22. Joyce

    Carol, este post está ótimo! Realmente, as vezes parece é que nós que estamos sendo consumidas pela moda e não o contrário! As vezes precisamos parar para pensar e ver realmente se estamos fazendo algo por que queremos ou por mero impulso!

    1. Carol Alfinetes respondeu Joyce
  23. Lidi Gollub

    Oie! Li seu texto “com vontade”, sabe?! Bem escrito, gostoso de ler… Mas não é só isso, acho que é por que, provavelmente, muitas de nós “blogueiras de moda” se identificam com as tuas palavras. Eu me identifiquei muito, acredite! Meu blog está online a pouco mais de 2 meses, e também comecei por gostar de escrever e gostar de saber oque se está usando por aí. Nada a mais. Embora eu saiba – a cada dia mais, conforme aprendo – informar sobre moda, ou mesmo selecionar boas peças quando vou às compras, estou longe de ser do tipo que “precisa” ter algo por que é tendência. Eu compro oque está dentro das possibilidades, pincelo algo aqui, algo ali…
    Adorei o post de verdade!!!
    Ah, obrigada por passar no Nude!
    Bjinhus…

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    1. Carol Alfinetes respondeu Lidi Gollub

      Obrigada Bj

  24. Coisas da Gigi

    Carol, que post fantástico, realmente as pessoas estão correndo a cada lançamento sem sequer ver se vale a pena, ou se já tem a peça, só querendo a moda do momento.
    Meus parabéns!

    1. Carol Alfinetes respondeu Coisas da Gigi

      Temos muito o que aprender

  25. Li Gobara

    Eh,infelizmente vivemos numa sociedade capitalista…

    Adorei o blog!

    Bjs

    1. Carol Alfinetes respondeu Li Gobara

      Precisamos aprender a viver nela.
      Bj
      http://www.alfinetesdemorango.com/

  26. Luciana

    Por isso q teu blog é o meu favorito 🙂 Bjos

    1. Carol Alfinetes respondeu Luciana

      Querida…

  27. Pri

    Oie, passo sempre por aqui e nunca comento. Mas dessa vez não teve jeito, adorei seu post! Concordo em gênero, número e grau! Beijo

    1. Carol Alfinetes respondeu Pri

      Comenta sempre e obrigada
      Bj
      http://www.alfinetesdemorango.com/

  28. Antonia

    Carol, seu blog pra mim é bom justamente porque vc não é uma it girl e esse não é um it blog! Que preguiça dessas it, muita…
    Beijoss
    Antonia

    1. Carol Alfinetes respondeu Antonia

      Obrigada, me da muita preguiça rsrs

  29. Luziane

    Oi Carol,acredito que depois desse boom só restará blogs que são profissionais e com conteúdo,e não aqueles que querem ter visibilidade fazendo 5 sorteios na semana rsrs.

    Adorei o post,assim como adoro ler o alfinetes (desde o layout anterior =D)

    Sobre Stella é absurdo as pessoas perderem a educação por alguns momentos para adquirirem uma peça.Teve gente brigando e trocando de roupa na área de vendas para não irem ao provador helloo?!

    bjoo,

    Luzi
    http://www.desapatilha.com.br

    1. Carol Alfinetes respondeu Luziane

      Obrigada querida

  30. Roberta

    Puxa…que alívio ler esse seu post! Seria muito bom se outras pessoas que escrevem blogs tivessem essa consciência. Eu leio outros blogs de moda, confesso, até gosto das informações, mas fico me policiando para não entrar na neura do “tem que ter”…ou do ser uma “it girl”. que bobagem né? Será que o real valor das pessoas não é mais o que elas são, o que elas pensam ou que elas podem compartilhar de conhecimento? Conheço a mãe de uma adolescente que sofre para dar conta ($$) dos “desejos” de consumo da filha….geralmente imbutidos na mente da menina através de informações de blogs de “it girls”.
    Nada contra quem pode pagar e esbanjar suas futilidades, mas fazer disso razão de viver é perigoso. É preciso ter responsabilidade ao inserir uma informação pela internet hoje.
    Espero que continue agindo e pensando assim.
    Grande abraço

    1. Carol Alfinetes respondeu Roberta

      E muito consumo, né?

  31. Faby

    Ei Carol!
    Encontrei seu blog por acaso, pesquisando um tema específico.
    Aliás, foi muito útil.
    Adorei ver que pessoas podem ser criativas, gostar de coisas bonitas, ver a moda como arte, se encantar pelas proezas que gente com talento faz por esse mundo a fora.
    Porém, mais legal ainda é saber que há também muita gente que consegue ver tudo isso com um olhar consciente, saudável imparcial, sem vícios…
    Só assim curaremos nosso mundo de tamanha desigualdade.
    Eu amo moda, mas gostaria que ela fosse mais democrática, pessoal e que tudo mundo – sem distinção – pudesse usar e abusar das belezas criativas desse mundo(sem apego, é claro).
    Beijos
    Faby

  32. Juliana

    Oi carol passei a acompanhar seu blog a pouco tempo e gosto bastante das informações de moda.. E de vdd acredito que moda é acima de tudo uma questão de personalidade e não de uma necessidade quase impensada de consumo.

    1. Carol respondeu Juliana

      Que bom Juliana, que vc está por aqui.
      Bjos

    2. Carol respondeu Juliana

      Sem duvida, Ju.
      bjos